domingo, 25 de março de 2012

Eis a questão...

Olá meninas... Como estão? Como está sendo o final de semana das senhoritas? Espero que tão bom, quanto o meu. Quero deixar bem claro, que pulei a cerca esse final de semana, e não venha me massacrar. Só quero que entendam que eu não sou de ferro, e que assim como alguém aqui já caiu na tentação de algum doce, de algum salgado, resumindo de alguma coisa "boa", mais que não é saudável. Mais só pra deixar bem claro pra vocês, o mal não é você pular a cerca e comer o que não deve, o mal é você desistir só porque exagerou num doce ali, ou num salgado acolá. Então só pra deixar bem claro... Eu comi, mais eu não desisti da minha r.a. ok? Amanhã é segunda, e segunda é dia de dar o gás na academia... E é isso que eu farei, espero que só não eu, mais todas as blogueiras. Exercício físico, é essencial numa r.a. meninas... Fiquem espertas!

Então garotas... O assunto que eu quero falar hoje é sobre "Gordinha bem resolvida, sim ou não? Eis a questão...". Quero saber de vocês, quem aqui já sofreu algum tipo de preconceito, relacionado a ser gordinha? Quem aqui já se trancou num quarto e chorou muito por ter sido chamada de "Gorda, gordinha..." entre outros nomes desagradáveis? Sim, eu já sofri muito isso. É desagradável viver numa sociedade em que a beleza gira em torno dos magros, e é isso que me revolta de certa forma. Porque magros tem facilidades em encontrar roupas? Porque eles não sofrem de preconceitos? Porque eles são achados bonitos? E porque eles não sofrem de um mal social que é chamado preconceito? E porque eles, e não eu? Acho que muita menina já se perguntou muito essas coisas, e eu sou a prova viva desses fatos. De começo quero falar pra vocês que eu sempre fui uma gordinha muito bem resolvida, com todos esse casos que passei... Minha mãe sempre foi uma mulher que lutou muito pelo meu respeito e pelo respeito que imponho hoje para que as pessoas tenham comigo. Não é porque eu sou gorda que eu não tenho de ter respeito. Eu, e vocês somos um ser humano qualquer, e é direito de todo ser humano ser repeitado na sociedade em que vivemos, por mais difícil que seja. Eu vou contar um fato para vocês que sofri quando menor, e acho que por não ter lembrado, mais por ter escutado muitas das vezes em que minha mãe relata para amigas, familiares, eu comecei a me fortalecer quando eu escutava esse relato e foi bem assim... 

Certo dia, ao entrar na sala de aula (Jardim II), acompanhada com a minha mãe, a turma toda começou a gritar: "Gordinha, gordinha, gordinha...". E claro que é frustrador para uma criança que se encontrava naquela idade como eu. Mas, graças a Deus que eu tenho uma mãe que soube impor meu respeito naquela hora, ela ao ver que a professora não tomou nenhuma atitude de imediata, ela imediatamente entrou na sala gritando: "Quem aqui está chamando Letícia de gorda?". E claro que a reação daquelas crianças, foi apenas apontar e acusar uns aos outros. No dia seguinte, eu entrei na sala e começaram a gritar: "Letícinha, letícinha, letícinha...". E claro pra mim foi uma surpresa, mais hoje eu entendo porque tudo aquilo aconteceu foi para que eu naquela idade começasse a me fortalecer nesses casos que eu aposto que não fui a primeira, e nem a serei a última a sofrer.

E por mais que eu tenha passado por isso naquela idade, eu vejo aquela história como uma simples base para eu me fortalecer e ver que não é os outros que vão me frustar. Pois eles só frustam, quem eles conseguem, porque por mais que eu seja gorda, eu sei calar a boca de muita gente com o meu jeito de ser, com meus pensamentos, com a felicidade que carrego comigo, que de certa forma é maior do que esses magros que vivem pela beleza... Eu vivo pelo meu bem-estar, não pela minha aparência física. Decidi fazer a r.a. não pra ficar bonita, e esfregar na cara das meninas, até porque eu não vejo necessidade alguma se um dia eu ficar do jeito que eu nem espero, mesmo assim eu serei feliz, porque se eu tiver de chegar nesse ponto, eu estou chegando com saúde, que é o que mais me importa e foi o objetivo número um, dessa caminhada.

“Nunca deixe alguém dizer
Que não é querida
Antes de você nascer
Deus sonhou com você!

Você é linda demais
Perfeita aos olhos do pai
Alguém igual a você nao vi jamais princesa...
Aos olhos do Pai”

(Aos Olhos do Pai – Diante do Trono)

Então só pra terminar o post desse domingo, eu quero só dizer uma coisinha pra vocês:  "Vocês são lindas, e não é porque uma pessoa que te chama de gorda ali, nem acolá que você deve dar ouvidos. Olha pro que você tem dentro, que sãos poucos que conhece, e põe o sorriso no rosto. Mostra o quão de felicidade existe dentro do seu coração.".  E quem tiver algum caso parecido, ou que seja como esse de lição e base para nos fortalecer, compartilhe conosco... Afinal o preconceito infelizmente, ainda existe e nos atinge. E obrigada as meninas que estão me ajudando, me incentivando, me aconselhando, mais uma vez obrigada por tudo. Quando precisarem de mim, é só me chamarem.

Beijos!!

9 comentários:

  1. Amei o texto. Mas infelizmente, eu ainda fico muito abalada quando ouço comentários a respeito da minha aparência. Sofro até ao lembrar de minha infância, quando os colegas me chamavam de gorda, viviam perguntando meu peso e tudo mais. Queria ter essa força que você tem para lidar com isso, mas infelizmente, ainda não consegui. Sei que eu consigo chegar lá, mas ainda não sei como :S

    ResponderExcluir
  2. Sabe Lê, eu posso não ter passado por isso mas imagino o quão frustrante é pra uma criança ouvir dos próprios colegas de turma ser chamada de gorda. Muitos podem não saber, mas comentários como esse tanto pra criança quanto pra adolescente ou adulto, pode causar traumas. Admiro muito essa sua coragem de pegar esse fato que ocorreu na infância pra se superar e usar como base pra melhorar cada vez mais. Tenho que certeza que logo você alcançará o seu objetivo, e irá além. Saiba que estarei aqui pra toda ajuda que você precisar viu gatinha? Tanto se quiser conversar, dar umas risadas, descontraídas, desabafar, qualquer coisa, também estou aqui, ok? Mesmo a gente não sendo amigas, daquelas que se conhecem a bastante tempo, nunca é tarde para se começar uma nova amizade, não é?

    Então, continuo te desejando muuuuuuita sorte, determinação, foco, fé e força de vontade sempre e sempre.

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  3. Esses fatos são complicados. Você com certeza é um exemplo superior hoje. Acho tão medíocre escandalizarem um tipo de estereótipo. É como se inferiorizar um deficiente físico ou qualquer outra coisa. Não vejo diferença em pessoas com problema com drogas, problemas psicológicos e problemas com a balança. Cada um sabe de si e do quanto pesa passar por cada situação que vive. Cada um tem um tipo de problema e os outros deveriam lidar com isso com mais respeito e mais integridade. Pode acreditar que é mais fácil hoje qualquer uma das pessoas que te magoaram em algum momento, estarem passando pelo mesmo que voce passou aquele dia. E digo mais, eles podem estar passando por isso exatamente pelo mesmo motivo que zombaram alguem. Sei lá, o ser humano é podre. Mas a gente cresce e aprende (mesmo que sem intençao) a ser melhor do que eles.
    Se cuida e não se preocupa com isso não. A melhor coisa da vida tá na cabeça, e isso voce tira de letra !
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia L~e, amei o texto, vc realmente tem razão,mas o meu caso é um pouco0 diferente, eu ja sofri mt por causa disso, mas nao pelas pessoas, nunca liguei de verdade pelo q pensam, mas por mim sabe, me sinto mal, n sinto vontade de me arrumar, mas uma coisa é certa, temos que ser felizes, em primeiro lugar, acho que se vc é feliz, não é o seu peso ou qualquer coisa assim que vai influenciar, grande beijo garota!!

    ResponderExcluir
  5. Olha meninas, eu aprendi uma coisa ao longo de todos esses anos. Os outros dizem muitas bobagens, alguns com intenção de machucar, de ferir, outros por ignorancia, outros porque não tem o que falar e dizem besteiras. Mas aprendi que: O que realmente importa é o que nós pensamos!! O que nós sentimos. Eu sempre digo, se a gente está bem, se sentindo bem com nosso corpo, o que os outros dizem é problema deles não nosso!! Mas, se não estamos contentes, podemos mudar, e graças a Deus isso é possível, e é isso que estamos tentando. Mas, só vamos realmente conseguir mudar quando isso for uma vontade nossa!! Não uma vontade dos outros, não para agradar os outros!!
    Uma grande semana com muitos sorrisos...
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Lê! Como é bom saber que em meio de tantas complicações a gente consegue obter uma melhora, sabe? Um fortalecimento. Eu, assim como você, passei por várias situações dessas. E não apenas na minha infância não, isso me seguiu por toda a adolescência e me segue até hoje. Mas sabe o que é mais gratificante? Saber que se nós, se continuarmos como estamos, vamos conseguir provas que somos melhores do que nossa aparência pra essas pessoas que duvidavam do nosso potêncial. Conta comigo sempre, linda! Sempre.

    @bibiarios.

    ResponderExcluir
  7. Acho isso um absurdo, afinal, todo mundo tem defeitos né??

    bjs

    ResponderExcluir
  8. olá flor!!!
    obrigada pela força viu??? adorei suas palavras de carinho!!!
    Apesar de vc ser novinha ainda vejo que seu sofrimento com a abosidade já vem delonga data né? Sabe Leticia... as vezes me pego pensando em tudo isso que vc falou acima, e principalmente sobre o preconceito das pessoas... por exemplo comigo, que á 3 anos atraz era magra e me tratavam de um jeito mais carinhoso e afetivo, e hj em dia essas mesmas pessoas me olham com pena e me tratam com frieza e indiferença...e isso dói, dói muito!!! Mas... quando chegar meu dia de glória (e vai chegar) quero chegar pra essas pessoas (q com certeza vão me olhar com admiração e começarem a me tratarem com respeito novamente) aí vou falar assim ó: mudou só a embalagem... porque o conteúdo continua o mesmo!! não é isso que importa??????
    bbbjjjssss flor!

    ResponderExcluir
  9. Sorte sua de ter uma mãe inteligente, né Lê? Porque se a sua mãe não tivesse falado nada, a "zoação" continuaria. E graça a Deus, que hoje você já pode se defender sozinha. Eu nunca sofri preconceito, porque sempre tive no máximo 5 quilos acima do meu peso, mas quando algum amigo meu sofria, seja por peso, opção sexual ou cor, eu defendia. Isso desde os meus 5 aninhos! Opinião forte, hahaha... Vivemos numa sociedade ridícula, e temos que fazer a nossa parte para mudá-la. Se cada um se defendesse, ou defendesse o próximo, viveríamos em um mundo bem mais agradável.

    Quanto aos finais de semana, você já sabe a minha opinião, né? Além do mais, nós fazemos REEDUCAÇÃO, ou seja, diminuímos a quantidade do que comemos. Não devemos restringir o que comemos, porque não vamos deixar de gostar de algum prato. Como você disse, o que importa é REcomeçar!

    Yayyy!! Estava com saudade de vir aqui... Desculpe-me a demora, amiga! Beijinhos e tenha uma excelente semana! ♥

    ResponderExcluir